143

Prefeitura Municipal de Milagres

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Milagres


Horta Comunitária: promovendo saúde e bem estar social

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria Municipal de Educação

Descrição

Metas

Trata-se de um projeto que visa proporcionar à comunidade escolar uma alimentação que alie consciência sustentável e os benefícios dos alimentos cultivados de forma orgânica, pelos próprios membros das escolas do município. A iniciativa do projeto parte da ideia de promover na alimentação dos alunos uma diferenciação dos anos anteriores, fortalecendo vínculos e a coparticipação da sociedade e da escola, com fundamentos que venham favorecer a Educação como todo.

Indicadores

A inserção deste projeto se dá de maneira a contribuir para a construção de uma consciência nos alunos voltada para a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e que leve em conta a importância de uma alimentação saudável, estendendo-se para a importância do trabalho em equipe, uma vez que conta com o apoio e participação de membros da comunidade local que oferecem seu trabalho de forma voluntária. A produção e o cultivo estão atrelados às disciplinas com o propósito de promover a interdisciplinaridade, tais como: Meio Ambiente, Geografia, Matemática, História, entre outras. A implantação da horta comunitária baseia-se na iniciativa e inovação das práticas didáticas que envolvam alunos do Ensino Fundamental II, além de proporcionar a reeducação alimentar juntamente com o afloramento de uma consciência ambiental.

Resultados

? Estímulo a hábitos alimentares saudáveis; ? Fortalecimento do convívio comunitário; ? Exercício da cooperação e do trabalho em equipe; ? Favorecimento na aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo; ? Promoção da interdisciplinaridade entre disciplinas como: meio ambiente, geografia, história, matemática, entre outras; ? Incentivo aos participantes no cultivo da horta em suas residências; ? Promoção da reeducação alimentar;

Informação Adicional

95 alunos envolvidos 1 escola contemplada 1 coordenador municipal 4 professores