143

Prefeitura Municipal de Milagres

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Milagres


Pacto

Detalhe do Programa

Responsável

Secretaria Municipal de Educação

Descrição

Metas

? Envolver 100% dos Professores e Coordenadores Pedagógicos dos ciclos de alfabetização inicial e complementar, a partir das Formações Pacto/Pnaic no Processo de Construção e discussões das Diretrizes Municipais para os ciclos de alfabetização com vistas na Educação de Qualidade; ? Incentivar a participação dos estudantes nas avaliações externas. ? Propiciar estratégias que no final do 2º ano do ensino fundamental de nove anos 100% dos alunos alcancem em leitura o nível 5 nos resultados da Provinha Brasil; ? Desenvolver práticas pedagógicas que colaborem com os direitos de aprendizagem estabelecidos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ? No final do 3º ano com a Realização da Avaliação Nacional da Alfabetização devem alcançar NÍvel 4 da (ANA) Avaliação Nacional de Alfabetização .

Indicadores

- Elevar o nível de conhecimento/aprendizagem das crianças, professores e coordenadores da rede; - Auxiliar o fazer pedagógico do professor e CPs; -Conhecer e acompanhar as crianças que apresentaram maiores dificuldades fazendo as intervenções adequadas ao nível de escrita e com foco nas habilidades fragilizadas; - Avanços na aprendizagem das turmas, principalmente, nas produções textuais.

Resultados

Ao final da última etapa de trabalho do PACTO 2017, constatamos a evolução da equipe de alfabetização do 1º ciclo (1º ao 3º ano) na perspectiva das práticas alfabetizadoras, numa proposta interdisciplinar, sinalizando possibilidades de intervenções nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática no Ciclo de Alfabetização. Sobretudo, com as reuniões do NALFA (Núcleo de Estudos de Alfabetização e Letramento) aprofundamos as discussões acerca das ações de gestão, planejamento, monitoramento, avaliação e acompanhamento da política municipal de alfabetização no contexto de cada rede.

Informação Adicional

Envolvidos: - 1 coordenador local. - 1 coordenador pedagógico. - 36 professores alfabetizadores. - 520 alunos do Ciclo de Alfabetização.